terça-feira, 26 de janeiro de 2010

q tal-

u.u
Sabe aquela sensação de ser um emo? Então, não é essa, mas eu chega lá, AINDA.
Fui "almoçar" no Habbib's hoje. Confesso que comi metade de uma pizza de mussarela, e minha mãe comeu a outra metade. Mentira. Era 4 queijos. Sobrou nem azeitona. Mas então. Sentamos na mesa de frente pra janela (imensa), toda escancarada, e observamos o fluxo transitável da Marginal Dom Aguirre. Confesso que nem estava notando.. estava pensando MUITO longe dali.. tipo, uns 18 anos atrás, sobre as histórias que minha mãe sempre contou.
Antes ou depois de eu nascer, mais ou menos, o então prefeito de Sorocaba Paulo Mendes, plantou várias mudas de árvores... quem mora em Sorocaba ou sempre transita pela marginal sabe de que árvores eu estou falando. Sim, aquelas que ficam entre a cobrinha vermelha (pista de caminhada/ciclovia) e o asfalto.

Voltando às histórias, mamis sempre contou que essas árvores tem a mesma idade que eu.. sempre baseando-se no ano em que foram plantadas. Sim, não me julguem pela aparência, tenho 18 anos.. até setembro. Mas voltemos novamente ao assunto.
Por esses tempos, a cidade vem sendo comparada com São Paulo, pelas suas enchentes, complexos viários, e motoristas estressados da PQP  - -'
A cidade está evoluindo, concordo. A vinda da Toyota, as eleições esse ano, a possibilidade do mundo acabar em 2012, tudo faz a diferença. As enchentes que ninguém sonhava, a tranquilidade abalada, e algumas das principais vias veiculares interditadas.. digo, virando piscina, também faz a diferença.
O lixo reciclado ajuda e muito a fazer a diferença, sem contar com o reaproveitamento de algumas outras "tranqueiras".
Não existe dinheiro que possa salvar nosso planeta, nem nossa cidade, muito menos nosso futuro. É um papo meio sei lá, mas quem sabe, se a gente pensasse um pouco, não poderíamos mudar isso? E se 2012 não for o fim, mas apenas a continuação? E se vocês precisarem de recursos limpos, como conseguirão "comprar"?
Não, o dinheiro não pode comprar tudo.
Que tal se largarmos a ignorância e começar a separar o metal (aquelas latar de cerveja que você se entope todo dia.. ou aquele maldito energético que você bebe com vodka..) do papel, do vidro (aquela long neck que você se gabou que tinha comprado a "caixinha" de meia dúzia ao longo da semana e depois derrubou no 4º gole - -'), do plástico (aquele pacote de bolacha recheada que você espalhou pra todo mundo no chat.. e o do chocolate e do salgadinho também!), e o lixo orgânico (resto de comida, casca de banana, e por ai vai XD).

Não gasta TANTO tempo como vocês pensam. Sério. O material que fica se decompondo por até 180 anos, vai liberando CO2, aumentando a massa do aquecimento global, tornando ainda mais insuportável do que já é. (E isso não é papo nerd, é pra TODO MUNDO)
Separar as garrafas plásticas em uma sacolinha, as latinhas amassadas em outra, papelão e afins nem precisa ensacar. Basta entregar pra esses tios e tias que passam empurrando aqueles carrinhos de reciclagem.
Vai, faça isso pelo seu futuro. Se não vier nada depois de 2012, ao menos você morrerá sabendo que fez sua parte, ué. E se vier, você ficará feliz em saber que fez a sua parte pra acabar com esse mito e esperará a próxima previsão ridícula do fim do mundo: 2038. Ou o dia depois de amanhã.
E por favor, aos moradores de Sorocaba, tenham mais respeito, e parem de achar que ninguém está olhando e urinar no rio e nas árvores, ou jogar papel no rio, ok? Eu vi lá do Habbib's isso.


Nenhum comentário: